abcdefghijk

Destaques

1
2
3
4

1
2
3
4

1
2
3
4

1
2
3
4



terça-feira, 5 de julho de 2011

terça-feira, 5 de julho de 2011

O "boom" do Petróleo... e do Polo Norte!

Glup!
   Bom dia, protetores! Todo mundo está careca de saber que o degelo polar é uma das grandes preocupações atualmente e tem como principal vilão o aumento do efeito estufa. Mas parece que quem não sabe disso são as autoridades. Para grandes potências como os EUA, Canadá, Rússia, Dinamarca e Noruega, o aquecimento global é um presente dos deuses (ou do Capitão Poluição). Porque graças a ele, um grande tesouro - ou melhor, um grande problema - foi recentemente descoberto sob o gelo do Ártico.

   Debaixo desse tapete branco há, nada mais nada menos, do que quase 90 bilhões de barris de petróleo, que representa o triplo do estimado para o pré-sal brasileiro. Além do ouro negro, lá ainda há gás natural suficiente para sustentar o Planeta inteiro por mais de uma década! Isso sem falar nos outros minérios, como ouro, ferro, carvão, diamante e urânio.

   A colonização do Ártico já começou e parece que ninguém vai impedi-la. Para piorar a situação, a Rússia já entrou em contato com a empresa petrolífera britânica BP (a mesma empresa do vazamento ocorrido no golfo do México) para planejar a extração dos recursos naquela área. E tendo em vista a qualidade dos serviços da empresa contratada, muitos protetores já devem estar imaginando que essa perfuração do gelo ártico pode acabar que nem o filme O Dia Depois de Amanhã.
"Pqp! Olha a tsunami vindo aí..."

   Segundo a revista Super Interessante deste mês de julho, os países interessados na descoberta só não iniciaram as explorações devido a alguns conflitos territoriais. Por enquanto essas disputas acontecem somente em campo político, assunto este que está recebendo toda a atenção do momento. Claro que ninguém parou pra pensar nas terríveis consequências ambientais que isto poderá causar ao Planeta...

   Mas alguns ambientalistas são contra. Como é o caso da professora de oceanografia da Universidade de Copenhague, na Dinamarca que afirma que “colocar mais pressão nessa região, que já sofre com o aquecimento global, aumenta o risco de colapso do ecossistema inteiro.” Mudanças drásticas no Ártico podem ser fatais para plantas, animais e pessoas que moram na região, além de poderem determinar o fim da nossa existência.

"Dá nada... Qualquer coisa
chamamos o Capitão Planeta"
   Apesar desta descoberta abrir novos horizontes para a economia mundial, é nosso dever levar em conta o que ocorrerá com o meio ambiente neste processo. Esta é uma ótima oportunidade para o homem rever seus conceitos e atitudes, porque agora, mais que nunca, sabemos que o petróleo tem poucos anos até seu esgotamento. Porém, se continuarmos agindo como animais e gastar cada vez mais, não se sabe ao certo quem chegará primeiro à extinção.

   A humanidade precisa calcular os impactos de suas ações antes de executá-las e parar de brigar por territórios que não são nossos, e sim da Mãe Natureza! E Ela pode se revoltar com tudo isso. Portanto não se esqueçam, o poder é de vocês!

   E você, protetor? O que acha desta nova descoberta? É a favor da exploração do Ártico ou é contra a ação humana nesta área tão frágil, que já sofre com os efeitos do aquecimento global? Participe deixando seu comentário aqui embaixo. Vai Planeta!
Marcadores: